Conheça o Glossário da Previdência

Muitas expressões são usadas para tratar de previdência complementar, facilite o seu entendimento sobre o mercado, seus investimentos e seu futuro. Conheça o glossário com as principais palavras que você precisa saber para entender ainda mais sobre a previdência complementar:

Ação: título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais.

Amortização: Redução gradual do principal (valor nominal da dívida, sem contar os juros) de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor.

Aporte: contribuições eventuais feitas pelos participantes para acumular ainda mais dinheiro.

Assistido: participante ou pensionista que está recebendo o benefício mensal.

Atuária: área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e planos de previdência.

Beneficiário: aquele que recebe benefício, indicado pelo participante ativo ou assistido.

Benefício: recurso da aposentadoria normal ou por invalidez, pensão por morte, ou auxílio-doença, de direito do participante e de seu beneficiário.

Benefício de risco: é o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e/ou pensão por morte.

Carência (ou período de carência): é o prazo estipulado no regulamento durante o qual o participante e/ou seus beneficiários não têm direito ao recebimento dos benefícios contratados.

Carteira de Investimentos: é o montante de recursos acumulado mediante as contribuições feitas pelos participantes de uma referida entidade.

Contribuição de participante: depósito feito mensalmente pelo participante, por desconto na folha de salários, débito em conta ou cobrança bancária, para o seu plano de previdência.

Cota: parcela dos rendimentos valorizada com a aplicação do patrimônio do plano em investimentos.

Fundo de Pensão: conjunto de recursos proveniente de contribuições de empregados e da empresa administrados por uma entidade a ela vinculada, cuja destinação é a aplicação em uma carteira diversificada de ações, outros títulos mobiliários e imóveis. O objetivo do Fundo de Pensão é gerar uma renda complementar para a aposentadoria de pessoas físicas.

Participante: pessoa física que possui um plano de previdência.

Patrocinador: empresa na qual você possui vínculo empregatício e colabora de forma regular para o seu plano de previdência.

Portabilidade: é a possibilidade de o participante transferir, total ou parcialmente, a provisão matemática de benefícios a conceder, durante o período de diferimento.

Rentabilidade: Medida de ganho financeiro nominal sobre o total do investimento, expressa em termos percentuais.